sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Crime de Humpty Dumpty

Há dois tipos de caras que pensam em como matar pessoas. Psicopatas e escritores de mistérios... Ele é do tipo que ganha melhor... Ele é Rick Castle.
A season premiere de Castle aconteceu no dia 20 de Setembro, mas a legenda só saiu por aqui no dia 24. Quatro longos dias de espera e ansiedade para acompanhar Beckett, Castle, Ryan e Esposito. Antes de comentários sobre o episódio, vamos a uma breve explicação sobre a série.
Rick Castle é um escritor de mistérios, uma máquina de criar Best Sellers... Entretanto, a vida andava um pouco entediante depois que ele terminou uma série de livros matando o personagem principal... Quando ele começa a pensar que nada mais de empolgante irá acontecer, uma bela detetive, Kate Beckett, bate à sua porta perguntando sobre crimes que Castle cometeu. Não, ele não mata ninguém... Não na vida real, pelo menos. Alguém está imitando as mortes que o escritor relata em seus livros, mas está usando pessoas de verdade pra isso. Rick, após insistir muito e usar toda a influência que ele possui no meio político, consegue entrar no caso como ‘consultor’ e acaba ficando na delegacia e ajudando os detetives da homicídios a resolver os crimes mais insanos que aparecem, sob o pretexto de estar fazendo pesquisa de campo para um novo livro, baseado em Beckett. Com teorias dignas de Stephen King, Castle inventa teorias absurdas para a causa da morte de cada vítima. O mais impressionante é que, na maioria das vezes, ele está certo...
Os ‘seriadores anônimos’ devem ter pensado “hey, eu já vi isso antes...”. Sim, vocês viram, em Bones. A bela antropóloga Florence passa pela mesma situação que Castle ao começar a tropeçar em cadáveres que ela pensou que apenas existiam em sua mente e nos livros que ela escreveu.
Claro que, como toda boa série, há uma tensão sexual entre o ‘casal’ principal: Beckett e Castle. Mas, tal como Bones e Booth, eles nunca chegam a admitir isso. A segunda temporada termina com uma grande tensão e, até mesmo, decepção dos fãs. Beckett resolve terminar com o namorado para tentar engatar um romance com Castle, afinal, todos já perceberam o que eles realmente sentem um pelo outro. Infelizmente, o escritor tem outros planos que incluem sua ex-mulher e uma viagem de meses pra uma casa na praia. Com o fim da temporada todos se perguntam o que terá acontecido com a detetive e o escritor. A série retorna e, ao contrário de House, que retoma a história no segundo em que parou, Castle retoma o enredo meses após Beckett quase se declarar para o ‘parceiro’.
A primeira cena é bem tensa, Beckett e Castle, um apontando a arma para o outro. Então, um tiro. De repente, damos um salto no tempo e voltamos três dias. O verão já acabou e Castle prometeu que retornaria no outono, coisa que ele não fez. Essa atitude deixa seus amigos irritados e, ao mesmo tempo, curiosos sobre o que teria acontecido. Mas não há tempo para lamentações, há crimes para serem resolvidos e eles têm um novo caso. Um corpo de uma mulher que se jogou pela janela. Essa mulher carregava na mão um papel com um endereço anotado. Beckett, Ryan e Esposito vão até o apartamento indicado no papel e encontram outro corpo, mas, o mais impressionante, é que encontram Castle com uma arma ao lado do corpo banhado em sangue.
Um ótimo episódio, em minha opinião. Principalmente por Ryan e Esposito. Os dois são parceiros e ajudam Beckett nas investigações, consequentemente, conviveram muito tempo ao lado de Castle, tempo o bastante para se apegar a ele e o considerar parte do grupo, por isso mesmo os dois ficam irritados com o sumiço repentino do escritor e dão ‘um gelo’ quando ele retorna às investigações de homicídio. É divertido ver os dois ignorando os comentários sarcásticos e brincalhões de Castle, já que, na maioria das vezes, eram eles que davam corda para o escritor montar suas teorias dramáticas.
A série ainda é recente, está na terceira temporada e é agora que precisa provar que veio pra marcar território. Por enquanto está indo bem, as mortes são sempre diferentes e a solução é ainda mais impensada. Ou, algumas vezes, é tão óbvia que nem chegamos a cogitar a idéia. Essa temporada começou com o pé direito, uma volta dramática de Castle às salas de investigação de crimes, bem no estilo “Best Seller” que ele tanto gosta de criar.

Ps. Pra quem não entendeu o título: A primeira fala de Beckett no episódio é “O que você está fazendo? Recriando a cena do crime de Humpty Dumpty?”. Ela diz isso após Ryan derrubar um ovo no chão ao tentar equilibrá-lo. Não sabe quem é Humpty Dumpty? Descubra!

Artigos Relacionados

1 comentários:

Diogo disse...

É ovo da Alice. 8D Criança lesada, eu sou. Não foi tudo aquilo que eu esperava, mas isso é devido aquele meu péssimo hábito de esperar demais das coisas. Eu esperava um final decente para R.E.4, mas vai ter o cinco. Voltando a Castle, me parece que faltou mais do humor bizarro do escritor. Espero que nos próximos episódios seja retomada essa característica e o importante é que continue havendo temporadas da série, além de Beckett e Castle se pegarem. Sim, eles tem que fazer isso ao menos uma vez.

24 de setembro de 2010 às 20:57